Título:   Se a Justiça Falasse...

Autor: Helder Fráguas

Editora: BOOKTREE

Nº de páginas:  184

Tipo de edição: brochada

P.V.P. (c/ IVA): € 14,50

Data de edição: Março 2004

 

A obra “Se a Justiça Falasse...” da autoria do juiz Helder Fráguas reúne algumas das crónicas publicadas pelo autor no jornal Correio da Manhã. O autor granjeou popularidade como cronista, graças ao seu estilo claro e directo. Relata neste livro cenas do quotidiano dos tribunais, introduzindo notas de humor, sempre reportadas a factos verídicos.

 

Alguns temas prementes e actuais do mundo da Justiça são igualmente abordados: escutas telefónicas, crimes sexuais, formação dos futuros juízes ou técnicas para preparar uma boa defesa.

 

O livro conta com prefácio do Inspector Artur Varatojo, conhecido criminologista, advogado e escritor. Inclui-se ainda o precioso contributo de ilustres juristas, como os juízes Aguiar Pereira e Joel Pereira ou os advogados António Pires de Lima, António Maria Pereira e Guilherme da Palma Carlos, entre muitos outros que desta forma aqui deixam o seu testemunho evocando de forma singular ocorrências e casos reais da justiça portuguesa.

 

Helder Fráguas exerceu, entre outros cargos, as funções de advogado, notário, docente universitário, formador da Ordem dos Advogados e membro do Conselho de Gestão do CEJ-Centro de Estudos Judiciários. É actualmente Juiz de Direito e reparte o seu tempo entre diversas outras actividades como sejam a escrita e as causas de índole humanitária, de solidariedade social e de serviço à comunidade. Desenvolve ainda papel activo na Câmara de Comércio Portugal-Timor Leste e no Rotary Club.