rie: NO PAÍS DA PADEIRA DE ALJUBARROTA

Título:  Uma Herança Histórica

Textos: Jaime Cancella de Abreu / José Carlos Barreto

Desenhos: Pedro Afonso

Editora: BOOKTREE

Nº de páginas: 128

Tipo de edição: álbum brochado

P.V.P. (c/ IVA): € 11,00

Data de edição: Junho 2002

 

Figura mítica da nossa História, a Padeira de Aljubarrota, surge-nos “ressuscitada” via banda desenhada, plena de humor e ironia, chamando a si o papel de caricatura simpática, mas nem por isso menos contudente, deste nosso Portugal sob os pontos de vista político, económico, cultural e social.

 

Aliás, ao olharmos para o mapa de Portugal, facilmente compreendemos porque é que a Espanha tem tido, desde sempre, como objectivo, a anexação de Portugal.

Tendência essa que, hoje mais do que nunca, assume contornos e subtilezas que atestam de modo flagrante as seculares pretensões dos nossos únicos vizinhos e que dificilmente escaparão às “pázadas” da Padeira ao longo destas páginas.

 

Publicada inicialmente no Semanário Económico, a Padeira de Aljubarrota manteve uma presença regular nas páginas daquele jornal até ao ano de 2001, fidelizando dessa forma milhares de leitores com a sua frontalidade, pureza e heroísmo.

 

Nascida da imaginação fértil de quem há muito circula no meio da 9ª Arte, pela mão de Jaime Cancella de Abreu que, conjuntamente com o jornalista José Carlos Barreto, decidem dar forma e corpo a esta ideia, aliando-a ao  cartoon cheio de humor e dinamismo do desenhador Pedro Afonso. 

 

Hoje confirma-se que as pázadas vieram para ficar. E este livro é a prova disso mesmo!